C. Oriental

    
DICA DE LOJAS DE PRODUTOS ORIENTAIS

 Loja Meijo - Rua: Marquês de Abrantes, 222 Flamengo. RJ


 Loja  Mei Sim - Rua Barão de Mesquita, 454  Tijuca. RJ


Loja - Rua: das Laranjeiras, 280 loja C Laranjeiras. RJ



 YAKISOBA DE FRANGO

        Este prato servido amplamente nos restaurantes orientais, aqui no Brasil, possui inúmeras variações e interpretações. As mais conhecidas são as de carne, frango, porco ou com misturas dessas carnes. Seu nome significa macarrão de sobá, e sua tradução literal seria macarrão frito. O essencial para sua confecção é a utilização de vegetais de boa qualidade, bem frescos e um ingrediente que dá aquele toque característico da cozinha chinesa, o óleo de gergelim torrado. Se você já tentou fazer Yakisoba em casa e não usou o óleo de gergelim deve ter achado que não ficou igual ao do restaurante, justamente por isso. Então se você gosta de fazer esse prato vale a pena comprar, ele não é muito barato mais dura bastante, pois são usadas apenas algumas gotas em cada prato. Ele pode ser encontrado em lojas orientais (aqui no Rio rua: Barão de mesquita esquina com Araújo Lima , Tijuca) e de produtos naturais (aqui no Rio Lojas Mundo verde). Se você não conhece o óleo de gergelim torrado veja foto no final da receita.


INGREDIENTES: (para 6 pessoas).

-400g de macarrão próprio para Yakisoba (veja foto no final da receita), pode ser Miojo ou o macarrão da sua preferência cozido “al dente”.( atenção:guarde 250ml da água do cozimento do macarrão)
-1 kg de filé de peito de frango em tiras ( lavado com limão e temperado com sal, alho, shoyo e pimenta do reino) 
-1/2 Pimentão vermelho em tiras médias ou quadrados médios.
-1/2 pimentão amarelo ou verde em tiras médias ou quadrados médios.
-1/2 repolho branco fatiado ou 1/2 acelga  (veja foto no final da receita).
-1 cenoura grande descascada e cortada em tiras finas.
-1/2 couve flor cozida rapidamente no vapor (deve ficar al dente).
-1/2 brócolis cozido rapidamente no vapor (deve ficar al dente).
-2 cebolas grandes cortadas em quadrados médios.
-4 dentes de alho em lâminas.
-1 pedaço bem pequeno de gengibre ralado ou picado finamente.
-2 colheres de café de óleo de gergelim torrado.
-6 colheres de sopa de molho shoyu.
-1 envelope de caldo de galinha em pó.
-3 colheres de sopa de cebolinha picada.
-2 colheres de chá de amido de milho.
-5 colheres de sopa de óleo de girassol ou milho.
-sal e pimenta a gosto.
-1 bandeja de cogumelos shitake fatiados (opcional).
-1 pimenta dedo de moça sem as sementes fatiada (opcional)
-2 colheres de sopa de molho de ostra (opcional).
-1 colher de sopa de sementes de gergelim torradas.(opcional)
-1 colher de sopa de castanha de caju,do Pará ou amendoim torrado picadas grosseiramente. (opcional)

PREPARO: Para o preparo desse prato você deve usar uma frigideira bem grande ou uma panela chinesa chamada de wok (veja foto no final da receita). Outro ponto importante nessa receita é que os vegetais devem ficar meio crocantes ou seja não podem ficar moles demais ao refogarem. Cozinhe o macarrão em água fervente até ele ficar al dente, escorra e reserve 250ml da água do seu cozimento. Leve ao fogo alto uma frigideira, grande e larga, com metade do óleo de girassol e 4 gotas do óleo de gergelim torrado, deixe aquecer e frite rapidamente as tiras de frango até dourarem levemente. Retire e reserve. Na mesma frigideira adicione o restante do óleo de girassol e coloque o gengibre a pimenta (opcional) e o alho para refogarem rapidamente. Comece em seguida a adicionar os vegetais, dos mais duros para os mais macios. Adicione a cenoura, os pimentões e refogue até eles amaciarem um pouco. Depois adicione os cogumelos shitake e a couve flor, já cozida previamente no vapor, e refogue rapidamente. Adicione os brócolis, também cozidos previamente no vapor, e continue refogando. Adicione então 3 colheres do molho shoyu, o molho de ostra (opcional) e um pouquinho de água caso esteja muito seco e continue refogando. Experimente e verifique a textura dos vegetais eles devem estar al dente se estiverem muito duros refogue mais um pouco.  Adicione a cebola cortada e continue a refogar. Em seguida coloque o repolho fatiado deixe e murchar um pouco até estar bem refogado. Enquanto isso prepare o molho, pegue os 250ml da água morna, reservada do cozimento do macarrão, adicione o amido de milho, o caldo de frango em pó, o restante do shoyo, misture bem sem deixar pelotas e reserve. Adicione as tiras de frango fritas misture bem e o macarrão já cozido  e continue refogando, distribua o molho por cima e misture para que tudo esteja bem homogêneo e brilhoso verifique se necessita de sal (cuidado pois o molho shoyo e o caldo de frango já são bem salgados).  Adicione o restante do óleo de gergelim por cima de tudo misture mais um pouco, salpique a cebolinha picada,o gergelim torrado, a castanha picada e apague o fogo em seguida. Deixe descansar 5 minutos e sirva em seguida.

DICAS: Como opcional você também pode fritar rapidamente o macarrão cozido em 2 colheres de sopa de óleo de girassol misturado com uma colher de café de óleo de gergelim torrado antes de adicioná-lo ao refogado. Isso deixa o sabor do óleo de gergelim mais acentuado. Cuidado para não exagerar no óleo de gergelim, pois ele amarga um pouco se usado em excesso. Caso você não goste de algum vegetal da receita é só não usar ou substituí-lo por outro que prefira.  O frango pode ser substituído por carne de boi, carne de porco ou uma mistura dessas carnes.

Fotos dos produtos e ingredientes da receita: Óleo de gergelim torrado, macarrão próprio para yakisoba, acelga e panela wok.










SUSHI E ARROZ PARA SUSHI

     Não tenho a pretensão de ensinar ninguém a fazer sushi, pois com vocês poderão ver pelas fotos dos pratos japoneses que faço, eu não sou um grande especialista nesta área da culinária. Um grande sushiman demora anos para ser formado. O meu interesse em fazer sushis e sashimis veio apenas por pura diversão e curiosidade já que sou um grande degustador e admirador dos pratos japoneses em restaurantes.



   Sugiro que só tentem fazer esses pratos pessoas que realmente gostem e tenham paciência para tal. Os pratos Japoneses são realmente trabalhosos e possuem muitos detalhes, além de precisarem ser feitos com peixes fresquíssimos o que às vezes é difícil de encontrar. Claro que você que tentar fazer sushi, não espere que fique bom logo de primeira, o importante é ajustar o que deu errado e melhorar da próxima vez. Com o passar do tempo você vai pegando prática e verá que poderá obter ótimos resultados.

 Todos os ingredientes para o preparo dessas receitas são encontrados em lojas especializadas em comida japonesa ou chinesa. Particularmente aqui no Rio de janeiro eu conheço uma na Tijuca (na rua Barão de Mesquita esquina com Araújo Lima ) e outra nas Laranjeiras (rua das Laranjeiras, 280 loja C ) que são excelentes. 
     Inicialmente começaremos pelo arroz (shari) que e essencial para a feitura dos sushis. Outro detalhe são os utensílios e materiais que você vai precisar para fazer os sushis. Ai vai a lista do que é essencial: 1 faca de sushi, 1 esteira de bambu chamada de “Sushimaki sudare ou makisu” , filme de PVC para forrar a esteira, 1 espátula ou colher de madeira,1 tábua de plástico,1 pano perfex novo, para limpar a faca e a tábua, 1 bacia de plástico ou madeira, 1 panela esmaltada para o arroz (opcional), 1 moedor de gergelim (opcional). Para comer os shushis você vai precisar de hashis ou fachi (palitinhos de madeira) e Chawan mushi (Tigelinhas de cerâmica ou laqueada para o molho shoyu).
 
   

INGREDIENTES PARA ARROZ DE SUSHI (SHARI):
-500 g (+- 4 xícaras) de arroz próprio para sushi .(é um arroz com grão mais curto e com bastante amido).
- 100 ml de vinagre de arroz ou 7 colheres de sopa.
- 50ml  de saquê.
- 50 g de açúcar ou 5 colheres de sopa rasas.
-1 colher de chá de glutamato monossódico (Ajinomoto). 
-1 colher de chá rasa de sal comum.
- um pedaço de 7 cm x 7 cm de kombu (alga japonesa). Limpar a alga com um pano úmido mas sem retirar a parte branca que fica na sua superfície.
-água.

PREPARO DO ARROZ SHARI: não se deve usar utensílios de metal, pois devido ao vinagre o gosto metálico pode passar para o arroz.

- Colocar o arroz em um escorredor e colocar um pouco d'água. Esfregar os grãos, usando as mãos, com cuidado para não quebra-los, só para soltar o amido. Lavar em seguida com bastante água retirando a água banca que vai se formando. Repita esse processo até a água sair o mais transparente possível (pelo menos umas seis vezes). Após esse processo deixar o arroz coberto com água por pelo menos 30 minutos. Escorra o arroz e coloque em uma panela, de preferência esmaltada e larga. Coloque sua mão espalmada em cima do arroz e encha com água até cobrir os seus dedos, ou seja, + ou - 1,5cm acima do nível do arroz. Coloque o pedaço de kombu (já limpo em tiras), o saquê e leve ao fogo alto com a panela tampada. Assim que água ferver abaixe o fogo e continue o cozimento com a panela tampada até a água secar ou até que o arroz esteja cozido, mais não mole demais (ele deve ficar com uma certa consistência, pois quando você retira do fogo ele ainda continua cozinhando). Apague o fogo, retire a alga Kombu e deixe o arroz descansar tampado por 10 minutos. Enquanto isso, prepare o tempero. Misture bem o vinagre com o açúcar, o glutamato monossódico, o sal e leve ao fogo baixo em uma panela esmaltada ou de cerâmica, apenas para dissolver o açúcar. Retire do fogo e deixe amornar. Quando o arroz já estiver morno, de modo que você consiga manuseá-lo, transfira-o para uma bacia de plástico, vidro ou madeira e vá adicionando o tempero de vinagre morno, aos poucos. Com auxílio de uma espátula de madeira vá fazendo movimentos com se fossem cortes e vá misturando o Su (nome dado ao tempero de vinagre) ao arroz bem devagar para não empapar e não criar pelotas, até que todo o tempero seja absorvido uniformemente. Esfrie o arroz (eu costumo usar um ventilador pequeno ou um leque para ajudar o arroz esfriar mais rápido).  Com relação a esse tempero, o que mais vale é o gosto pessoal de cada um. Cada sushiman tem sua própria quantidade de ingredientes, tem uns que gostam de um sabor mais ácido e outros de sabores mais adocicados, você deve experimentar e acrescentar mais açúcar ou mais vinagre de acordo com sua preferência.
       Com o arroz pronto o próximo passo são os sushis, vou passar a receita de alguns dos mais conhecidos, que acho mais saborosos:

Uramaki: arroz sobre folha de nori (alga própria para sushis), tiras de peixe ou outros ingredientes, enrolado de forma que o arroz fique por fora. Ura quer dizer "fora". O uramaki normalmente vem com gergelim, que além de decorar, ajuda dar um sabor especial. Depois é cortado em 8 unidades(padrão do corte de sushis). Um dos  mais conhecidos é o Uramaki Califórnia.
   

Ingredientes do Califórnia:
-arroz de sushi já preparado
-2/3 da folha de nori (alga) para cada 8 unidades.
-gergelim moído, (gergelim preto e branco misturados, torrados inteiros na frigideira até dourar levemente,  se não tiver o moedor usar o gergeim inteiro).
-tiras de kani cortadas ao comprido.
-tiras de manga descascada (pode ser abacate ou morango)
-tiras de pepino com casca (não usar a parte do miolo com as sementes) cortadas ao comprido  bem finas.
 Preparo do Califórnia: colocar a alga sobre e esteira e espalhar o arroz sobre toda a alga formando uma camada fina, mas sem deixar espaços (para manusear o arroz umedeça as mãos com um pouco de água com vinagre de arroz misturado). Colocar o arroz suavemente sem amassar o arroz para ele não perder a textura. Espalhe gergelim torrado (usando o moedor) por todo o arroz, vire a alga com cuidado  deixando o arroz para baixo (deixando um espaço de 2 bambus na beirada da esteira). Coloque no meio da alga tiras de kani, ao lado, tiras de manga e por cima tiras de pepino. Enrolar com cuidado usando a esteira como apoio(na primeira volta empurrar, com as pontas dos dedos e com cuidado, o recheio para dentro). Vá deslizando e pressionando levemente a esteira  dando formato ao sushi formando um cilindro (você também pode dar formato quadrado ao invés de redondo). Ajeitar as pontas vendo se o recheio não espirrou para fora do arroz. Retire a esteira e coloque  sobre a tábua e usando a faca apropriada ( molhe a ponta da faca na água misturada com vinagre de arroz) corte o cilindro ao meio; alinhe as duas metades e corte novamente ao meio, formando quatro partes. Corte novamente cada parte ao meio, formando oito sushis (este é o corte padrão mas se você gostar pode diminuir). Servir com shoyu e wassabi a gosto.      
Hossomaki: é o arroz e o recheio envoltos em alga marinha. Hosso quer dizer fino e maki significa "enrolado", daí, "enrolado fino". Dependendo do recheio usado, o Hossomaki tem um nome diferente: Tekamaki- de atum; Kapamaki - de pepino; Shakemaki - de salmão.



Ingredientes dos Hossomakis:
-arroz de sushi já preparado.
-folhas de nori inteiras (alga).cada folha rende 8 sushis.
-como opcional gergelim moído, (gergelim preto e branco misturados, torrados inteiros na frigideira até dourar levemente. se não tiver o moedor usar o gergelim inteiro).
-Tekamaki tiras de atum fresco cortadas ao comprido(pode ser feito com as sobras do atum, após retirados os sashimis).
- Shakemaki tiras de salmão fresco cortadas ao comprido (pode ser feito com a sobras do salmão após retirados os sashimis).
-kapamaki tiras de pepino com casca (não usar a parte do miolo com as sementes) cotadas ao comprido bem finas.
-wassabi (raiz forte) a gosto.


Preparo dos Hossomakis: Colocar a alga inteira sobre a esteira de bambu (deixando um espaço de 2 bambus na beirada da esteira). Espalhar o arroz sobre 2/3  da alga formando uma camada fina, mas sem deixar espaços (para manusear o arroz umedeça as mãos com um pouco de água com vinagre de arroz misturado). Colocar o arroz suavemente sem amassar o arroz para ele não perder a textura. Colocar no meio do arroz as tiras do atum (pode ser salmão ou pepino). Se você gostar de sabor mais picante passe um pouco de wassabi no arroz ao lado das tiras do peixe. Espalhe gergelim moído sobre o arroz. Espalhe algumas gotas d’água na parte da alga que ficou sem arroz, para que ela grude quando você fechar o rolo de sushi. Comece a enrolar com cuidado usando a esteira como apoio (na primeira volta empurrar, com as pontas dos dedos e com cuidado, o recheio para dentro). Vá deslizando e pressionando levemente a esteira  dando formato ao sushi, formando um cilindro (você também pode dar formato quadrado ao invés de redondo). Ajeitar as pontas vendo se o recheio não espirrou para fora da alga. Retire a esteira e coloque  sobre a tábua. Usando a faca apropriada (molhe a ponta da faca na água misturada com vinagre) corte o cilindro ao meio; alinhe as duas metades e corte novamente ao meio, formando quatro partes, corte novamente cada parte ao meio; formando oito sushis (este é o corte padrão mas se você gostar pode diminuir). Servir com shoyu e wassabi a gosto.  Você também pode reduzir o tamanho da alga, assim vai caber menos arroz, para que o rolo fique mais fino e delicado.     

Hossomaki Philadelphia: é um tipo de Hossomaki recheado com salmão, cream cheese e cebolinha.


Ingredientes do Philadelphia: 
-arroz de sushi já preparado.
-folhas de da folha de nori inteiras (alga).Cada alga rende 8 sushis.
-como opcional gergelim moído, (gergelim preto e branco misturados, torrados inteiros na frigideira até dourar levemente. se não tiver o moedor usar o gergelim inteiro).
-tiras de salmão fresco cortadas ao comprido (pode ser feito com a sobras do salmão após retirados os sashimis).
- 1 pote de cream cheese. Rende +-64 sushis.
-cebolinha verde cortada em rodelas a gosto.
-wassabi (raiz forte) a gosto.

Preparo do Philadelphia: Colocar a alga inteira sobre a esteira de bambu (deixando um espaço de 2 bambus na beirada da esteira). Espalhar o arroz sobre a alga, deixando 2 dedos da alga sem arroz, formando uma camada fina, mas sem deixar espaços (para manusear o arroz umedeça as mãos com um pouco de água com vinagre de arroz misturados). Colocar o arroz suavemente sem amassar o arroz para ele não perder a textura. Colocar no meio do arroz as tiras salmão, ao lado de todo o salmão, com o auxílio de uma colher de chá, coloque um pouco de cream cheese. Se você gostar de sabor mais picante passe um pouco de wassabi no arroz ao lado das tiras do peixe. Espalhe gergelim moído sobre todo o arroz. espalhe cebolinha verde por cima do salmão. Espalhe algumas gotas d’água na parte da alga que ficou sem arroz para que ela grude quando você fechar o rolo de sushi. Comece a  enrolar com cuidado usando a esteira como apoio (na primeira volta empurrar com as pontas dos dedos e com cuidado, o recheio para dentro). Vá deslizando e pressionando levemente a esteira  dando formato ao sushi, formando um cilindro (você também pode dar formato quadrado ao invés de redondo). Ajeitar as pontas vendo se o recheio não espirrou para fora da alga. Retire a esteira coloque o cilindro  sobre a tábua. Usando a faca apropriada ( molhe a ponta da faca na água misturada com vinagre) corte ao meio. Alinhe as duas metades e corte novamente ao meio, formando quatro partes e corte novamente cada parte ao meio, formando oito sushis (este é o corte padrão mas se você gostar pode diminuir). Servir com shoyu e wassabi a gosto.      

Hossomaki Hot Philadelfia: É uma variação do Hossomaki Philadelphia, é o mesmo shushi só que empanado e frito em óleo vegetal.


Ingredientes do Hot Philadelphia:
-arroz de sushi já preparado.
-folhas de da folha de nori inteiras (alga).cada alga rende 8 sushis.
-como opcional gergelim moído, (gergelim preto e branco misturados, torrados inteiros na frigideira até dourar levemente. se não tiver o moedor usar o gergelim inteiro).
-tiras de salmão fresco cortadas ao comprido (pode ser feito com a sobras do salmão após retirados os sashimis).
- 1 pote de cream cheese.
-cebolinha verde cortada em rodelas a gosto.
-wassabi (raiz forte) a gosto.
- 2 copos de farinha de trigo.
-água gelada o quanto baste.
-Bastante óleo de soja ou girassol para fritar.(o cilindro de sushi deve ficar pelo menos 2/3 submerso no óleo).


Preparo do Hot Philadelphia: Colocar a alga inteira sobre a esteira de bambu (deixando um espaço de 2 bambus na beirada da esteira). Espalhar o arroz sobre da alga, deixando 2 dedos da alga sem arroz, formando uma camada fina, mas sem deixar espaços (para manusear o arroz umedeça as mãos com um pouco de água com vinagre de arroz misturado). Colocar o arroz suavemente sem amassar o arroz para ele não perder a textura. Colocar no meio do arroz as tiras salmão.  Ao lado de todo o salmão, com o auxílio de uma colher de chá, coloque um pouco de cream cheese. Se você gostar de sabor mais picante passe um pouco de wassabi no arroz ao lado das tiras do peixe. Espalhe gergelim moído sobre o arroz. Espalhe cebolinha verde por cima do salmão. Espalhe algumas gotas d’água na parte da alga que ficou sem arroz para que ela grude quando você fechar o rolo de sushi. Comece a enrolar com cuidado usando a esteira como apoio (na primeira volta empurrar com as pontas dos dedos e com cuidado, o recheio para dentro). Vá deslizando e pressionando levemente a esteira dando formato ao sushi formando um cilindro (você também pode dar formato quadrado ao invés de redondo). Ajeitar as pontas vendo se o recheio não espirrou para fora da alga. Retire da esteira e reserve (faça logo todos os cilindros de sushi que você vai fritar). Misture bem parte da farinha de trigo e uma pitada de sal, com a água gelada aos poucos até formar uma massa grossa que vai ser usada para empanar os cilindros de sushi. Aqueça o óleo (não deixe o óleo fique muito quente para não escurecer demais na fritura). Passe todo o rolo de sushi na farinha de trigo pura depois passe na massa de empanar. Usando um garfo  leve o cilindro para fritar no óleo, deixe dourar levemente. Assim que estiver no ponto desejado escorra em papel absorvente e deixe esfriar um pouco para que você possa manuseá-lo. Assim que esfriar um pouco usando a faca apropriada (molhe a ponta da faca na água misturada com vinagre) corte o cilindro ao meio; alinhe as duas metades e corte novamente ao meio, formando quatro partes, corte novamente cada parte ao meio; formando oito sushis (este é o corte padrão mas se você gostar pode diminuir). Servir com shoyu e wassabi a gosto decore com cebolinha verde.       


        SUSHI DE FRANGO ENROLADO COM COUVE

    Num final de semana desses, lá pelas dez da noite, estava em casa, com a patroa e deu aquela vontade de comer uma comidinha japonesa. Sair de casa pra ir a um restaurante, pelo adiantado da hora, nem pensar. Como eu não tinha nenhum peixe fresco em casa e nem mesmo a nori (Alga própria para sushi),  resolvi improvisar. Claro que os grandes sushimans nunca fariam essa atrocidade, substitui: no lugar do peixe, usei filé de frango frito, no lugar da alga nori, usei folhas couve mineira, que estavam na geladeira e até brócolis entrou na brincadeira. O resultado, claro que não foi o melhor sushi do mundo, mais deu pra quebrar o galho legal. Veja a foto do prato pronto.



Ingredientes: (veja  também na receita acima quais os utensílios e outros ingredientes que você vai precisar fazer o arroz e os sushis).

-600g de filé de frango em tirinhas.
-suco de 1 limão.
-1 colher de café de óleo de gergelim torrado.
-2 colheres de sopa de molho shoyu.
-2 colheres de sopa de óleo de girassol ou canola
-350g de arroz para sushi pronto (veja ingredientes e com fazer na receita acima).
-100g de cream cheese.
-10 folhas de couve mineira lavadas.
-1 litro de caldo de frango pronto bem quente (feito com 2 cubinhos de caldo industrializado e água).
-1/2 maço de brócolis americano cozido no vapor.(só os raminhos)
-2 copos de farinha de trigo.
-água gelada o quanto baste.
-gergelim preto e branco misturados, torrados rapidamente na frigideira.
-para decorar pepino fatiado em leque e nabo cortado em tirinhas (pode ser feito no ralo fino de um ralador de metal).
-bastante Òleo de soja ou girassol para fritar.
-um pouco de massa pronta para empanar (veja ingredientes e como fazer na receita acima).
-molho shoyu e wassabi para temperar na hora de comer.


Preparo: Lave as tiras de frango, rapidamente, com o suco de limão,enxágüe e seque. Em seguida, leve ao fogo uma frigideira coloque nela o óleo de gergelim, o de girassol e deixe aquecer. Frite todas as tiras de frango até ficarem levemente douradas, no final acrescente 2 colheres de sopa de shoyu e deixe pegar cor. Apague o fogo e reserve. Pegue as folhas de couve, lavadas, retire o talo grosso do centro, mais sem dividir a folha ao meio. Passe então, rapidamente, as folhas de couve no caldo de frango fervendo para ela amolecerem, para que você consiga enrolar o sushi. Seque bem as folhas depois de passar pelo caldo e reserve. Cozinhe os brócolis no vapor e reserve. Prepare o arroz para sushi com na receita acima e reserve. Prepare a massa para empanar com na receita acima e reserve. Pegue a esteira de enrolar sushi, revestida com filme de PVC, coloque sobre uma tábua de plástico. Sobre ela coloque uma folha inteira de couve, distribua o arroz formando uma camada fina mais sem deixar buracos. Espalhe sobre o arroz o gergelim torrado. Vire com cuidado deixando a parte do arroz para baixo em contato com a esteira de bambu.  No centro da couve coloque uma camada de frango frito de um lado a outro da couve. Ao lado desse frango espalhe uma camada de cream cheese. Comece a enrolar com cuidado usando a esteira como apoio (na primeira volta empurrar com as pontas dos dedos e com cuidado, o recheio para dentro). Vá deslizando e pressionando levemente a esteira dando formato ao sushi, formando um cilindro (você também pode dar formato quadrado ao invés de redondo). Ajeitar as pontas vendo se o recheio não espirrou para fora da couve. Retire da esteira e reserve (faça logo todos os cilindros de sushi que você vai fritar). Misture bem parte da farinha de trigo e uma pitada de sal, com a água gelada aos poucos até formar uma massa grossa que vai ser usada para empanar os cilindros de sushi. Aqueça o óleo (não deixe o óleo fique muito quente para não escurecer demais na fritura). Passe todo o rolo de sushi na farinha de trigo pura depois passe na massa de empanar. Usando um garfo  leve o cilindro para fritar no óleo, deixe dourar levemente. Assim que estiver no ponto desejado escorra em papel absorvente e deixe esfriar um pouco para que você possa manuseá-lo. Assim que esfriar um pouco usando a faca apropriada (molhe a ponta da faca na água misturada com vinagre) corte o cilindro ao meio; alinhe as duas metades e corte novamente ao meio, formando quatro partes, corte novamente cada parte ao meio; formando oito sushis (este é o corte padrão mas se você gostar pode diminuir). Servir com shoyu e wassabi a gosto decore com cebolinha verde, pepinos em leque, o nabo em tirinhas e o brócolis. Você também pode optar em não fritar o sushi.É só deixar enrolado como arroz e decorado com gergelim. Ou enrolar a couve por fora com na foto abaixo.